Estou postando algumas músicas mostradas por alunos nas aulas de espanhol. Acompanhem e procurem entender as letras.
quinta-feira, 31 de maio de 2012
Paisagem Naturais e Humanizada
Professora Wanessa Alexandre realizou uma atividade com os alunos do 2º médio sobre paisagens naturais e humanizada, com o objetivo de resgatar e registrar as mudanças nas paisagens de cabedelo,Paraíba, ao longo do tempo.Os alunos criaram vídeos sobre o tema abordado.Confiram abaixo algumas das criações dos mesmos:
Grupo: Karina Falcão, Lohanny Cristina, Paulo Daniel, Jéssica Fernanda, Isabelle Christine, Laessandra Gomes
Grupo: Severino Figueiredo, Nelson Simplício, Wanderson Cardoso, José de Arimateia, Diego Alexandre, Mateus Edriano, Gabriel Oliveira
Grupo: Laressa Karliane, Barbara Hellen, Nathalia Rayane, Bianca Cristina, João Marcos, Lucy Gleide
Grupo: Laressa Karliane, Barbara Hellen, Nathalia Rayane, Bianca Cristina, João Marcos, Lucy Gleide
Paisagem Natural x Paisagem Humanizada
O presente trabalho de geografia da professora Wanessa Alexandre, tem como objetivo resgatar a opinião dos alunos do 1º ano do ensino médio sobre as mudanças da paisagem natural de Cabedelo,Paraíba,a partir das ações antrópicas.A atividade foi individual mobilizando cada aluno através da fotografia.Confiram abaixo algumas delas:
Aluno:Arthur Alberis Vicente da Silva
Aluno:Francisco Henrique Sales Cruz
Aluna: Leticia Pereira dos Santos
Aluna: Maria Eduarda Cabral de Oliveira
segunda-feira, 28 de maio de 2012
"Política"
Os alunos do 3º ano médio,produziram videos sobre "política",cada grupo produziu dentro dos temas sorteados pelo professor Fernando,eles capricharam e esbanjaram criatividade.Vejam alguns dos vídeos logo abaixo,mas antes,um breve texto que nosso professor deixa pra vocês:
A política está em todas as nossas relações, seja ela em casa, na escola, entre amigos, com o namorado(a), no esporte e não só no exercício da cidadania. Negociamos e debatemos o nosso ponto de vista em tudo. A política, portanto, pode ser entendida como a habilidade que todos nós possuímos no relacionar-se com os outros, tendo em vista a obtenção de resultados desejados. Atualmente estamos em um momento marcante do exercício da cidadania em nosso país, onde temos a responsabilidade de escolher nossos representantes, aqueles que deverão lutar pelos resultados que desejamos nos próximos quatro anos.
A política tem muitas facetas e se caracterizam por vários modelos de sistemas e relações de poder. Durante a Idade Média houve o surgimento de vários Impérios, que se organizaram politicamente de maneiras diferentes. Houve Impérios com poderes extremamente centralizados e com a religião como ferramenta de regulação do poder.
(Prof. Fernando)
Alunos(as): Ayala Dornelas, Camila Cavalcante, Jessica Silva, Larissa Dornelas, Louyse Almeida, Matheus Miranda, Vandicleydson Araujo
Alunos: Eber Douglas, Gabriel Shallon, Henrique Dias, Hondinelly Frazão, Luiz Fernando, Murilo Smith.
Alunos(as): Camila Maria, Henrique Dantas, Itsaac Alves, Amanda Araújo, Lucas Ravelle, Stephany Gonçalves, Lucas Jessé
Brasil Império
O Brasil Império é um período de grandes transformações na sociedade brasileira. Aqui ainda convivem o tradicional em contraponto a chegada do moderno. Muitas mudanças decisivas no Brasil: a formação do Estado Nacional, a criação da brasilidade, a abdicação do trono por D Pedro I, a instabilidade política-social, a maior guerra civil da História do Brasil, a ida do menino ao trono, a chegada dos imigrantes e o fim do tráfico de escravos, a chegada das ferrovias e o grande ciclo do café, a Guerra do Paraguai... Dentro deste contexto nossos alunos do 2º ano médio produziram materiais relativos como seguem abaixo:
(Professor Fernando)
Grupo: Laressa Karliene,Barbara Hellen,Nathalia Rayane,Bianca Cristina,Lucy Gleide,João Marcos
Grupo: José Augusto,Patrinny Soares,Manoel Pires,Clara Dativo e David Sam
Grupo:Alessandra Gomes, Lohanny Cristina, Jessica Guedes, Karina Falcão, Paulo Daniel
Grupo: Dandara Gomes, Elane Henrique, Elaynne Henrique, Evellyn Beatriz, Gabriel Santos, Marianne Lopes, Raffael Magno
"O Príncipe"
Professor Fernando,pediu para os alunos do 1º ano médio lerem o livro "O Príncipe", com isso,ele pediu para os mesmos criarem resumos com suas opiniões sobre o livro. Segue abaixo um pequeno resumo sobre o que o livro fala e logo depois o resumo dos alunos sobre suas opiniões .
"O Príncipe" escrito por Nicolau Maquiavel,que é uma obra inquietante, objetiva, um verdadeiro manual de instruções de um líder. O carater da obra de Maquiavel fez seu nome se transformar em adjetivo. Poucos são aqueles que conseguiram tal feito. Maquiavélico é aquele que se caracteriza pela astúcia, duplicidade, má-fé. Na verdade Nicolau Maquiavel rompe com a ética partenalista cristã e acaba sendo considerado como a negação de toda lei moral. Há em Maquiavel uma resignificação da moral, uma mudança em seu propósito. Para ele tudo pode ser feito para alcançar seus objetivos, principalmente quando a finalidade é em prol da coletividade.
"O Príncipe" escrito por Nicolau Maquiavel,que é uma obra inquietante, objetiva, um verdadeiro manual de instruções de um líder. O carater da obra de Maquiavel fez seu nome se transformar em adjetivo. Poucos são aqueles que conseguiram tal feito. Maquiavélico é aquele que se caracteriza pela astúcia, duplicidade, má-fé. Na verdade Nicolau Maquiavel rompe com a ética partenalista cristã e acaba sendo considerado como a negação de toda lei moral. Há em Maquiavel uma resignificação da moral, uma mudança em seu propósito. Para ele tudo pode ser feito para alcançar seus objetivos, principalmente quando a finalidade é em prol da coletividade.
(Prof Fernando)
O livro “O Príncipe” é designado a um príncipe, para que ele aprenda a governar da maneira certa, e manter seu governo eficiente. Maquiavel diz no livro que para conhecer o caráter do povo é preciso ser príncipe, e para entender o do príncipe é preciso ser do povo, e também fala que o príncipe natural tem menos razões e menos necessidades de ofender e também que uma mudança sempre deixa sempre deixa a base para a ereção de outra.
São considerados os inimigos do príncipe todas as pessoas que não gostaram de sua ocupação. Maquiavel afirma que o príncipe deve ser o defensor dos mais fracos, assim como os políticos fazem hoje em dia para ganhar o confiança do povo. Maquiavel Explica como um príncipe deve agir diante de seus súditos e amigos, ele explica que para manter-se adorado é necessário utilizar virtudes, fazendo o que poder para manter a segurança e o bem estar, e também que um príncipe deve saber cuidar de suas finanças, para não ser visto como uma pessoa que gasta demais, levando seu governo a pobreza, e também fala que o príncipe deve ser dissimulado quando necessário, mais nunca deixando revelar sua dissimulação. Um príncipe tem que ser piedoso, fiel, humano, íntegro e religioso. Maquiavel fala que entre ser temido ou amado é melhor as duas ser coisas, mais como é difícil ter essas duas qualidades ao mesmo tempo ele afirma que é melhor ser temido do que amado.
Um príncipe não deve fazer coisas que o torne odiado, como ele demonstrar anseio ou desinteresse, que o tornaria adiado. Explica como um líder deve fazer para manter seu povo feliz, explica como tomar a Itália e como se manter na linha entre a riqueza e Deus. Os Líderes devem se adaptar ao tempo em que vivem, para manter seu poder por mais tempo.
O livro retrato formas para manter-se permanentemente no poder, sem ser odiado pelo povo.
Aluno: Ruan Diego Campos da Silva
O livro começa falando sobre toda a autoridade que o governo deve ter sobre os homens. Fala primeiro sobre os principados hereditários, no capítulo seguinte fala sobre os principados mistos.
Ele permanece dizendo como se deve manter um governo.
Fala que não tem só um tipo de governo, o primeiro tem um príncipe e ministros ou barões, geralmente esses barões tinham um estado e súditos próprios, que reconhece ele como senhor. O segundo é o que é governado pelo príncipe e pelos servos. O segundo é considerado mais forte, por ter justamente a ajuda dos servos.
Em relação às leis, tem três opções acabar com todas as leis, fazer outras e deixar permanecer as que já existem.
O livro retrata vários modos de você virar um príncipe (governante) tem através da guerra, através da paz e por meio civil, que é quando os cidadãos tem uma forte admiração.
Resumindo e trazendo para os meios atuais, para um governo ser bom primeiro tem que ter bom governante, príncipe, tem que ter boas leis e boas armas.
Em minha opinião este livro deveria ser o livro de cabeceira de todos e qualquer governante.
Aluna: Laryssa Estrela
terça-feira, 22 de maio de 2012
Atividade de Filosofia
Os homens hesitam menos em ofender quem se faz amar do que em ofender quem se faz temer; porque o amor é mantido por um vínculo de obrigação que, por serem os homens pérfidos, é rompido por qualquer ocasião em benefício próprio; mas o temor é mantido por um medo de punição que não abandona jamais.
ATIVIDADE:De quem é esse pensamento? Escreva (em grupo) um comentário sobre a vida e a obra desse filósofo.
quinta-feira, 17 de maio de 2012
Um pouco sobre Augusto
Caros alunos,
Vês! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão - esta pantera -
Foi tua companheira inseparável!
Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos nasceu no Engenho Pau d'Arco, Paraíba, no dia 20 de abril de 1884. Aprendeu com seu pai, bacharel, as primeiras letras. Fez o curso secundário no Liceu Paraibano, já sendo dado como doentio e nervoso por testemunhos da época. De uma família de proprietários de engenhos, assiste, nos primeiros anos do século XX, à decadência da antiga estrutura latifundiária, substituída pelas grandes usinas. Em 1903, matricula-se na Faculdade de Direito do Recife, formando-se em 1907. Ali teve contato com o trabalho "A Poesia Científica", do professor Martins Junior. Formado em direito, não advogou; vivia de ensinar português. Casou-se, em 04 de julho de 1910, com Ester Fialho. Nesse ano, em consequência de desentendimento com o governador, é afastado do cargo de professor do Liceu Paraibano. Muda-se para o Rio de Janeiro e dedica-se ao magistério. Lecionou geografia na Escola Normal, depois Instituto de Educação, e no Ginásio Nacional, depois Colégio Pedro II, sem conseguir ser efetivado como professor. Em 1911, morre prematuramente seu primeiro filho. Em fins de 1913 mudou-se para Leopoldina MG, onde assumiu a direção do grupo escolar e continuou a dar aulas particulares. Seu único livro, "Eu", foi publicado em 1912. Surgido em momento de transição, pouco antes da virada modernista de 1922, é bem representativo do espírito sincrético que prevalecia na época, parnasianismo por alguns aspectos e simbolista por outros. Praticamente ignorado a princípio, quer pelo público, quer pela crítica, esse livro que canta a degenerescência da carne e os limites do humano só alcançou novas edições graças ao empenho de Órris Soares (1884-1964), amigo e biógrafo do autor.
Aproveitando as
homenagens feitas a Augusto dos Anjos nesta semana, gostaria que comentassem
sobre o poema que segue e também lessem o comentário feito sobre a vida do
autor por Arnaldo Nogueira Jr .
Abraços,
Raphaella Belmont.
Versos Íntimos
Augusto dos Anjos
Vês! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão - esta pantera -
Foi tua companheira inseparável!
Acostuma-te à lama que te
espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora, entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora, entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.
Toma um fósforo. Acende
teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.
Se a alguém causa inda
pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!
Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos nasceu no Engenho Pau d'Arco, Paraíba, no dia 20 de abril de 1884. Aprendeu com seu pai, bacharel, as primeiras letras. Fez o curso secundário no Liceu Paraibano, já sendo dado como doentio e nervoso por testemunhos da época. De uma família de proprietários de engenhos, assiste, nos primeiros anos do século XX, à decadência da antiga estrutura latifundiária, substituída pelas grandes usinas. Em 1903, matricula-se na Faculdade de Direito do Recife, formando-se em 1907. Ali teve contato com o trabalho "A Poesia Científica", do professor Martins Junior. Formado em direito, não advogou; vivia de ensinar português. Casou-se, em 04 de julho de 1910, com Ester Fialho. Nesse ano, em consequência de desentendimento com o governador, é afastado do cargo de professor do Liceu Paraibano. Muda-se para o Rio de Janeiro e dedica-se ao magistério. Lecionou geografia na Escola Normal, depois Instituto de Educação, e no Ginásio Nacional, depois Colégio Pedro II, sem conseguir ser efetivado como professor. Em 1911, morre prematuramente seu primeiro filho. Em fins de 1913 mudou-se para Leopoldina MG, onde assumiu a direção do grupo escolar e continuou a dar aulas particulares. Seu único livro, "Eu", foi publicado em 1912. Surgido em momento de transição, pouco antes da virada modernista de 1922, é bem representativo do espírito sincrético que prevalecia na época, parnasianismo por alguns aspectos e simbolista por outros. Praticamente ignorado a princípio, quer pelo público, quer pela crítica, esse livro que canta a degenerescência da carne e os limites do humano só alcançou novas edições graças ao empenho de Órris Soares (1884-1964), amigo e biógrafo do autor.
Cético em relação às possibilidades do amor
("Não sou capaz de amar mulher alguma, / Nem há mulher talvez capaz de
amar-me"), Augusto dos Anjos fez da obsessão com o próprio
"eu" o centro do seu pensamento. Não raro, o amor se converte em
ódio, as coisas despertam nojo e tudo é egoísmo e angústia em seu livro
patético ("Ai! Um urubu pousou na minha sorte"). A vida e suas
facetas, para o poeta que aspira à morte e à anulação de sua pessoa, reduzem-se
a combinações de elementos químicos, forças obscuras, fatalidades de leis físicas
e biológicas, decomposições de moléculas. Tal materialismo, longe de aplacar
sua angústia, sedimentou-lhe o amargo pessimismo ("Tome, doutor, essa
tesoura e corte / Minha singularíssima pessoa"). Ao asco de volúpia e à
inapetência para o prazer contrapõe-se, porém um veemente desejo de conhecer
outros mundos, outras plagas, onde a força dos instintos não cerceie os voos da
alma ("Quero, arrancado das prisões carnais, / Viver na luz dos astros
imortais").
A métrica rígida, a cadência musical, as
aliterações e rimas preciosas dos versos fundiram-se ao esdrúxulo vocabulário
extraído da área científica para fazer do "Eu" — desde 1919, constantemente
reeditado como "Eu e outras poesias" — um livro que sobrevive, antes de tudo, pelo rigor da forma.
Com o tempo, Augusto dos Anjos tornou-se um dos poetas mais lidos do país,
sobrevivendo às mutações da cultura e a seus diversos modismos como um fenômeno
incomum de aceitação popular. Vitimado pela pneumonia aos trinta anos de idade,
morreu em Leopoldina em 12 de novembro de 1914.
Projeto
Releituras
Arnaldo Nogueira Jr
17/05/2012
Arnaldo Nogueira Jr
17/05/2012
Aviso - Profa Fabiana
Bom dia meus queridos alunos... vamos começar os trabalhos com o blog!
Então a partir de hoje vocês devem verificar os exercícios de Filosofia, Sociologia e Espanhol, que serão postados toda semana, lembrando que a nota qualitativa de vocês irá depender dos cometários de vocês e das postagens realizadas pelos grupos.
Então a partir de hoje vocês devem verificar os exercícios de Filosofia, Sociologia e Espanhol, que serão postados toda semana, lembrando que a nota qualitativa de vocês irá depender dos cometários de vocês e das postagens realizadas pelos grupos.
terça-feira, 15 de maio de 2012
ProfºWanessa Alexandre - Geografia
Dois Pesos E Duas Médidas
Este video mostra os contrates visto em todo mundo, em especial a cidade de cabedelo.
segunda-feira, 14 de maio de 2012
Enem 2012
O Enem é um sistema que sempre está visando a aprendizagem dos alunos, através de provas especificas com conteúdos bem objetivos que vão ajudar a melhorar o ensino, visando a aprendizagem individual de cada aluno. As provas do Enem 2012 vão acontecer nos dias 3 e 4 de novembro de 2012, o edital do Enem 2012 ainda não foi divulgado, mas para saber mais noticias sobre o Enem 2012, você pode acessar o portal do MEC, lá você encontra tudo sobre provas, gabaritos, Edital, datas das provas e como fazer sua inscrição.
Ricardo Brennand
Excussão ao Instituto Ricardo Brennand com o ensino médio no dia 19/05, e com o ensino Fundamental II no dia 02/06.
sábado, 12 de maio de 2012
Dicas de Inglês
Use seu TABLET para aprender, aprimorar e praticar seu inglês
de uma forma divertida e GRATUITA!
A internet está repleta de ferramentas gratuitas para
aprender inglês. Basta clicar em um ou mais sites abaixo e GOOD LUCK!
Não se esqueçam de chamar seus pais ou responsáveis para
treinarem inglês com vocês.
Language
guide. www.languageguide.org
Ensina o significado e a pronuncia
correta das palavras.
|
ENGVID
Portal com mais de 350 videoaulas.
|
Ensina a se apresentar e iniciar
uma conversa.
|
INTERNET POLYGLOT
Vocabulário, gramática e jogos.
|
English
experts
ensina vocabulário e tem um link
com chat com outros alunos, para conversarem em inglês.
|
WE SPEAK
Lições em vídeo, jogos e rede
social.
|
BBC BRASIL
o link “aprenda inglês” é
apropriado para quem pretende fazer intercambio.
|
Dicas de leitura com links para
rádios com sotaques diversos.
|
FUNCIONÁRIO EASY ENGLISH
Ensina dentre outros, gírias que
são muito usadas em filmes e seriados americanos.
|
CNA
Possui “snack” com aulas que são gratuitas, ensina a montar seu
curriculum em inglês e dá dicas para quem vai viajar para o exterior.
|
BRITSH
COUNCIL
Pagina com jogos, áudio, exercícios
de texto e gramática, tudo em inglês.
|
Expressões e
“listening”
|
LEARN
ENGLISH ONLINE
Ensina o alfabeto e possui jogos educativos.
|
EXAM ENGLISH
Testes para treinar seu inglês.
|
Private English
Aulas legendadas em inglês com
professor canadense.
|
By Professora Aline Motta
quinta-feira, 10 de maio de 2012
Manchete Polêmica
A manchete de
hoje do “The New York Times” trouxe um assunto muito polêmico:
Obama Says
Same-Sex Marriage Should Be Legal.
Traduzindo: Obama diz que casamento de pessoas do mesmo sexo deveria ser
legalizado.
E você? Qual é a sua opinião sobre o assunto?
Lembre-se: independente do que você pensa, devemos respeitar as opiniões
alheias, é saudável que tenhamos nosso ponto de vista defendido, mas sempre
resguardando limites para não afetar os outros.
Até a
próxima
Prof.ª
Aline
Tradução de Artigos
Os alunos do ensino médio realizaram um trabalho de inglês da Professora Aline Motta no qual consistia em ler um artigo atual do site www.nytimes.com e fazer um comentário em português sobre o que se trata a matéria.Os objetivos desse trabalho foram:
- Criar o habito de leitura de noticias;
- Estar atento as noticia do mundo;
- Entender um texto sem ter que traduzi-lo;
- Sumarizar;
- Produção textual.
Logo abaixo,vocês podem conferir alguns dos trabalhos feitos por nossos alunos.
Tema: A cheap drug is found to save bleeding victims
Comentário: Foi descoberto um medicamento
que acaba com o sangramento, evitando hemorragias e inclusive a baixo preço. No
entanto as indústrias farmacêuticas não adotaram o uso do remédio não se sabe o
motivo.
Alunas(os): Patriny, Bianca e Jéssica – 2º ano Médio.
Tema: teaching children the value of pre-web
-pages
Comentário: Essa reportagem diz
que professores estão ensinando crianças o valor das gerações passadas. Acho
isso importante, pois nos serve de base, pois a tendência é substituir tudo do
passado pelo novo, como ler livros e conversar com os pais, mas nem sempre isso
é bom.
Aluno: Gabriel Oliveira – 2º ano Médio.
Tradução da música "Someone like you" da Adele
Olá pessoal,segue abaixo para vocês o clipe da música "Someone like you" da Adele com sua tradução que Professora Aline Motta resolveu compartilhar.O que estão esperando,apertem o play e curtam a música com sua tradução.
Assinar:
Postagens (Atom)